Utilização da tecnologia de GPR ou GEORADAR e RADIO DETECÇÃO para localização específica e mapeamento do traçado e profundidade de dutos e tubulações enterradas em geral. A técnica permite estimar a profundidade e dimensões das tubulações e outras interferências obscuras, tais como cabeamentos e reservatórios subterrâneos, permitindo uma escavação segura.
Indicado para:
O ensaio de ultrassom permite avaliar o processo corrosivo em tubulações metálicas, estimar o tempo de vida remanescente do sistema e fornecer dados para cálculos de pressão máxima de trabalho (PMTA), entre outras aplicações.
Pode ser empregado na tubulação em operação ou em carga e exposta a uma temperatura entre -23º C e +150º C.
Indicado para:
Serviço de engenharia destinado à revisão e adequação de projetos de sistemas de tubulações de acordo com as condições reais verificadas em campo. A atividade é desenvolvida através do mapeamento das redes com a identificação do seu traçado, avaliação da sua integridade, verificação das dimensões, da composição e da profundidade das tubulações enterradas. Essas informações integrarão a atualização da planta técnica elaborada em AutoCAD ou similar e podem ter suas posições geográficas definidas através de geoprocessamento.
São empregados equipamentos de escaneamento do solo e parede (GPR), sondas com emissão de ultrassom, vídeo inspeção e GPS de precisão.
Indicado para:
O geofone é um equipamento eletrônico que amplifica ruído de vazamentos de água promovendo a detecção e localização de perdas em redes de água. Indicado para redes pressurizadas com até um metro de profundidade.
Indicado para: