A inspeção por ultrassom em concreto é uma técnica não destrutiva para avaliação da resistência à compressão e/ou homogeneidades do concreto executado em peças estruturais.
Permite a verificação da uniformidade do concreto nos diferentes componentes estruturais, delimitando as zonas de concreto de alta e baixa qualidade, possibilitando comparar qualidades em termos da resistência à compressão ou dos módulos de elasticidade dos concretos. Determina a existência, a localização e a profundidade de fissuras.
Indicado para:
⦁ Pilares e estacas;
⦁ Paredes, colunas e vigas de concreto;
⦁ Reservatórios de água e outros materiais.
O ensaio de Pacometria é utilizado para medir o cobrimento, a quantidade e a orientação da armadura.
O cobrimento das armaduras em estruturas de concreto tem como principal função a proteção física e química dos seus vergalhões de aço.
A espessura insuficiente dessa cobertura, a existências de trincas e outras falhas no cobrimento podem levar a um processo corrosivo, comprometendo a integridade e a capacidade de suporte de cargas pela estrutura.
Ensaio realizado pelo instrumento Detector de Vergalhão que permite determinar a posição, a profundidade e o diâmetro do artefato em qualquer tipo de construção, permitindo a reconstrução do grid de ferragem no interior da estrutura de concreto.
Aplicações:
⦁ Verificação e análise de vergalhão;
⦁ Verificação da cobertura de concreto em grandes áreas para reparos estruturais;
⦁ Inspeções de aceitação de construção e controle de qualidade;
⦁ Evitar danos nos vergalhões durante a perfuração, entre outros.
Teste que busca avaliar a qualidade do concreto utilizado na obra. O primeiro objetivo do ensaio é medir a dureza superficial, fornecendo elementos para a avaliação do concreto endurecido durante a construção.
Aplicações:
⦁ Verificar, de forma não destrutiva, a uniformidade do concreto em diferentes partes de uma estrutura.
⦁ Avaliar as características mecânicas por meio de curvas de correlação.
⦁ Analisar as mudanças nas propriedades do concreto ao longo do tempo
Corrosão é a interação destrutiva de um material com o ambiente através de uma reação química ou eletroquímica. Na armadura de aço, esse processo corrosivo ocorre com o ataque químico gerado pela e presença de humidade no concreto e /ou gases presente no ambiente.
O grau de corrosão pode ser mensurado através de equipamento que mede o potencial eletroquímico da armadura que compõe a estrutura em concreto
Este ensaio fornece a real condição de corrosão dos vergalhões, permitindo uma tomada de decisão segura para uma medida corretiva ou preditiva.